6 de abril de 2012

O DISCURSO E O DEBATE

Existem em oratória duas técnicas bem diferenciadas de apresentação em público: o discurso exige coerência nas idéias, mas também uso adequado da voz e da gesticulação, que constituem o instrumental do orador. Voz e gestos são os códigos audíveis e visíveis que se oferecem ao ouvinte. Por intermédio desses códigos e de suas milhares de combinações possíveis o orador deve exprimir suas idéias, suas emoções, seus ideais e seus sentimentos. Grande parte da influência do discurso está na capacidade do orador em contagiar suas emoções e entusiasmar o público.
A gesticulação ajuda a dar idéia do tamanho do peixe que pescamos ou a descrever a curva duma trajetória da bola num jogo esportivo. Dessa maneira dá vida às situações a que se está fazendo referência.
PALESTRA E DISCUSSÃO

Já a técnica de debate consiste em uma discussão onde são apresentados critérios diferentes. Cada um quer fazer prevalecer sua opinião, destacar seu ponto de vista. O debate exige que os participantes tenham raciocínio rápido e muito autocontrole. É necessário evitar que a discussão seja levada a nível pessoal, são as idéias que devem ser desenvolvidas e refutadas.
Por exemplo, numa mesa redonda as reuniões podem ser orientadas para tarefas onde a autoridade adquire importância mínima e é prestigiado ao máximo o sentido participativo. As mesas-redondas são forma de comunicação circulares para que todos possam ser dirigidas em muitos sentidos, estimulando o franco intercâmbio de opiniões. Assim podemos ver que em cada situação devemos nos preparar de uma maneira diferente. A palestra é linear enquanto o debate é participativo. Conhecer as diferentes técnicas ajudará ao orador a expor e defender suas idéias com êxito em situações diferentes.
Orientação de Francisco C. Zemek comunicador e professor de PNL, presidente do Centro Filosófico "Delfos". Publicado no suplemento Viver Bem da Gazeta do Povo - 27 Dezembro de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário