3 de abril de 2012

ENTUSIASMO DA ORATÓRIA

Será que devo aprimorar a técnica para entusiasmar o público, ou é a minha emoção o que motiva as pessoas a escutar o que se tem a dizer? Bem, os recursos idiomáticos, os conhecimentos gerais, bem como constantes leituras ajudam, e muito, àquele que necessite de se expressar em público. Porém o que muitas vezes passa por alto é que, na verdade, o entusiasmo do tema a se falar pode ser muito mais eloqüente do que meras técnicas retóricas.
A oratória é uma matéria apta para todo ser humano saudável que saiba e possa falar. O treino que se requer é para superar o temor e a inibição de se expor em público. A oratória é para todos, uma vez que saiba ganhar coragem, confiança e segurança. Técnicas de dinâmicas de grupo para quebrar o gelo do relacionamento social, além de observação de outros oradores mostram o caminho.
Coragem para romper as barreiras da timidez é o requisito essencial, equilíbrio e bom senso o complemento ideal. Por último um treino constante, bem como técnicas de programação mental ajudam a superar a inibição. Então o entusiasmo deve ser cultivado para que as palavras adquiram brilho, cor e tonalidade. O orador interno despertará, conseguindo transmitir além das palavras o calor do fato. A peça de oratória será um êxito para todos.
Orientação de Francisco C. Zemek, professor de neurolingüística e presidente do Centro Filosófico Delfos.
Publicado no Suplemento Viver Bem - Gazeta do Povo - 02 Julho de 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário